RESENHA | AS VANTAGENS DE SER INVISÍVEL


Aí vai um post que estou a tempo para fazer.
Li As Vantagens de Ser Invisível assim que foi lançado aqui no BR, porém na época ainda não tinha o blog. Ano passado o li novamente, e no enrolo da vida acabei deixando a postagem pela metade e não publiquei. Mas gora vai!

Esse é um livro que gosto muito, ele é tão real, e aqui vai minha opinião sobre a leitura.


Livro: As Vantagens de Ser Invisível
Título Original: The Perks of Being a Wallflower
Autor (a): Stephen Chbosky
Editora: Rocco
ISBN: 9788532522337
Páginas: 224











Neste livro a gente conhece a vida de Charlie, um adolescente de 15 anos, que mesmo ainda novo já enfrentou vários desafios, como o recente suicídio de seu melhor amigo, a morte de sua tia e terá que enfrentar o primeiro amor, e ainda por cima ter que lhe dar com a escola.
Ele está a busca de descobrir quem realmente é, deixar de ser platéia e começar a atuar em sua própria vida.

Charlie tem uma vida simples, com seus dois irmãos e seus pais, e nos primeiros dias de aula seu único amigo é seu professor (o que ele acha estranho, mais acaba gostando).O que não imaginava era que sua vida considerada "pacata", mudaria totalmente quando conhecesse Sam e Patrick.

Sam e Patrick são irmãos emprestados, mais consideram-se de sangue.Eles acreditam que se deve aproveitar a vida sem medo, o que eles acabam ensinando a Charlie, que faz com que sua vida rotineira torne-se mais divertida.

                               

O que mais me chamou a atenção no personagem foi sua inocência e pureza.Tudo que ele começou a fazer como, ir a festas, beber, fumar, era novidade, pois, o antigo Charlie nunca pensaria em fazer esses tipos de coisa. Nota-se que aquele garoto que precisava de psicologo no começo da leitura, e que parecia que a qualquer momento iria ter uma séria depressão, estava começando a sair da escuridão em que quase se afundava. Porém, mesmo mudando um pouco sua personalidade ele não deixou de ser fiel as pessoas a quem amava e principalmente a si próprio.

Ele tem um problema (ou não), que até hoje eu não sei se é algo bom. E esse livro foca bastante nisso: " é bom nos importarmos mais com as pessoas, com os nossos próximos do que com nós mesmos? ". Charlie está sempre pensando em agradar as pessoas, e esquece de si próprio.

A leitura é toda narrada por cartas, que Charlie escreve ao seu "amigo especial", o que é super legal. Pelo fato de não haver um destinatário em si, podemos nos imaginar sendo o amigo de Charlie, a quem ele escreve as cartas e os desabafos.

As Vantagens é aquele tipo de leitura que te faz parar e refletir sobre a vida.
Em muitos momentos eu me identifiquei com os pensamentos de Charlie, e em como ele enxergava a vida.

Eu li em alguns vlog's e blog's comentários de pessoas que não gostaram do livro e/ou do filme. Porém na minha (humilde) opinião, As Vantagens de Ser Invisível vai muito além de gostar ou não, é se identificar com o personagem. Acho que todo leitor que de certa forma se identificou com Charlie amou a história.
"É muito mais fácil não saber das coisas de vez em quando.E apenas comer batatas fritas com sua mãe."


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.