RESENHA | MAVERICKS: A ONDA SINISTRA

segunda-feira, junho 26, 2017


Um livro especialmente para os amantes de surf e para aqueles que amam esportes radicais.

" O famoso escritor e jornalista esportivo Mark Kreidler oferece ao leitor uma viagem emocionante e cheia de adrenalina pela história de Mavericks, de Jeff clarck – que descobriu o local e ali surfou sozinho por quinze anos -  e da incrível temporada de 2010, cujas ondas colossais mudaram os rumos daquele que é o supercampeonato mundial de ondas grandes. 

As Mavericks são ondas enormes e assustadoras que aparecem na costa da Califórnia, mais exatamente na cidade de Half Moon Bay. Algumas dessas ondas chegam a passar de 21 metros, e são poucos os surfistas que tem coragem de enfrenta-las, os corajosos suficientes para enfrentar ondas gigantes, são conhecidos como big riders.

Jeff Clark tinha apenas dezessete anos quando teve sua primeira experiência com as ondas de Mavericks , e resolveu encara-las, por praticamente 15 anos ele tinha aquele lugar apenas para si, até que em 1990 conseguiu convencer alguns amigos a encarar A Onda sinistra ao seu lado.
Em 1961, anos antes de Jeff Clarck conhecer aquele lugar incrível, três surfistas foram até Pillar Point observar as ondas, seus nomes eram: Alex Matienzo, Jim Thompson e Dick Knottmeyer e eles tinham a companhia de uma cadela pastor-alemão que pertencia a Matienzo, a cadelinha se chamava Maverick. Os três então decidiram batizar o pico em homenagem a cadela, por ela ter se divertido tanto no local. E então nasceu o Maverick’s Point, nome que então foi encurtado para Mavericks.

“ A questão era tornar-se parte daquele fluxo, não lutar contra ele.”

Jeff Clarck foi fundador e padrinho do campeonato Mavericks Surf Ventures (MSV), um dos maiores campeonatos de grandes ondas. Ele passou por situações complicadas, e chegou a perder a autorização que tinha sobre o evento que criara.
Mark Kreidler conta relatos da temporada de 2010 da MVS, todos os bastidores, e as dificuldades que podem surgir ao se criar um evento de surf.
Durante a leitura somos apresentados a alguns grandes nomes de big riders que tiverem a oportunidade de encarar as ondas de Mavericks, como: Grant Washburn, Chris Bertish, Greg Long, Twiggybaker, Jamie Sterling, Tyler Smith etc.

Algo que gostei bastante no livro foi um glossário logo em seu início com termos conhecidos apenas para surfistas para durante a leitura, o leitor não ficar perdido nos significados de certos termos. ( Eu mesma em alguns momentos ia lá dar uma conferida ).

“  “ Sonhe grande, brinque grande”, “ Desfrute, viaje, explore” , “ Saia de sua zona de conforto para atingir algo além do que você imaginou ser possível” , “ Ignore as pessoas que pensam pequeno, aquelas que lhe dizem por que algo não pode ser realizado.” ” palavras do surfista big rider Chris Bertish

Eu realmente me apaixonei por essa leitura, e fiquei com uma vontade enorme de conhecer mais sobre o local, por isso, acabei assistindo alguns vídeos de campeonatos em Mavericks pelo facebook ♥ e é incrível!
Indico esse livro para todos que são apaixonados por esportes e jornalismo, o autor Mark Kreidler soube passar perfeitamente e de forma fácil de entender todo o trajeto de Jeff e seus amigos em relação ao MVS.

Para quem quiser conhecer mais sobre: maverickssurfcompany.com

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários