ECOMODAS | MODA + SUSTENTABILIDADE

No último sábado (03) eu e mais algumas blogueiras e influencers da cidade estivemos nos reunindo no Parque Municipal Juarez Frotté, localizado aqui em Nova Friburgo, no bairro Cascatinha, para conhecer um pouco do projeto socioambiental da EcoModas.
Toda essa visita foi realizada na presença da Adriana Santos (diretora de criação da EcoModas), seu marido Alex Santos (responsável pela área de projetos e comunicação) e Verônica Kratochiwill (pesquisadora de moda).

Se você acha que moda e meio ambiente não andam juntos, continue lendo essa postagem.

Da esquerda para direita: ( Alex Santos, Carol Alves, Sra Tata, Adriana Santos, Clarissa Bento, Rafaella Ponce, Carina Mafort, Tauane GarciaSheila Santiago, Ana Lu Portugal e Verônica Kratochiwill. )

A EcoModas vai muito além de uma confecção, eles trabalham com uma causa: Preservar o Planeta.
A marca tem uma visão incrível da junção da moda com a sustentabilidade.

Primeiramente, todos os produtos são fabricados a partir da reciclagem de jeans, além de retalhos que confecções da cidade disponibilizam de seus produtos já finalizados para ajudar a causa.
Sendo assim, todas as peças da EcoModas são exclusivas, com modelagens diferenciadas.

Os solados das alpagartas produzidas são feitas de pláticos reciclados retirados do meio ambiente e além do jeans do tecidos, são utilizados também descartes têxtil de confecções de moda fitness e praia. 


Além de conhecermos sobre a fabricação dos produtos e como toda essa magia acontece, fomos conhecer também o Viveiro Educandário.

O viveiro Educandário se trata de um espaço utilizado para cultivar árvores da Mata Atlântica que são doadas para preservar nascentes e matas ciliares.


O espaço reutiliza cones de linha para as mudas que são cultivadas no local. Todo o espaço é voltada para a reciclagem.
Os peneus que sustentam a base de onde os cones ficam, foram todos retirados do rio da cidade, o Rio Bengalas, foram mais de 70 peneus retirados do rio e higienizados para a utilização.


Após conhecermos cada uma das espécies de mudas de árvores cultivadas no local, fomos por a mão na massa, ou melhor, na terra.

Nem preciso dizer que amei!!
Sou apaixonada por esse contato com a natureza, já havia plantado feijõezinhos na escola, quem nunca?!
Mas a sensação de plantar uma muda que irá se tornar uma árvore daqui a alguns anos, é realmente incrível, com um projeto desses então, nem se fala.


A maioria de nós escolheu para plantar a muda da árvore do Açaí Jussara, mais conhecido como Palmito Jussara. Se trata de uma palmeira nativa da mata atlântica, que pode chegar a 15 metros de altura. Essa espécie está em condições de extinção por conta do extrativismo ilegal de seu produto.


Foi uma oportunidade incrível, não apenas para mim, como também para cada uma das meninas que plantaram sua árvore.

Todos primeiro domingo de cada mês irá ocorrer um encontro lá no Parque Municipal do projeto, aproveite para ir conhecer e plantar a sua árvore.

Para conhecerem um pouco mais da EcoModas acesse o blog  e para ficar por dentro de todos os produtos, veja o site.


Moda Sustentável
Mais que tendência para quem tem estilo!

A youtuber também daqui de Nova Friburgo, Carina Mafort, fez um vídeo bem legal em seu canal falando um pouco mais sobre a EcoModas, e mostrando um pouco do que vimos lá no viveiro. Então vem assistir.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.